Persépolis, de Marjanne Satrapi e Vincent Paronnaud
13 Abril 2010, 21h - FEUP B003
Título Original: Persepolis
França/EUA, 2007, 96’
Argumento: Marjanne Satrapi e Vincent Paronnaud
Interpretação: Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Danielle Darrieux, Simon Abkarian
Ganhou o Prémio de Júri no Festival de Cannes no ano de 2007 e foi nomeado para Palma de Ouro. Foi um dos nomeados para o Óscar de melhor filme de animação, mas perdeu para Ratatouille. Mas ganhou o Prémio do Público nos festivais de São Paulo e foi considerado Melhor Filme de Animação pelo círculo de críticos de Nova Iorque e Los Angeles.
Persépolis é a história tocante de uma menina que cresce no Irão durante a Revolução Islâmica. Esta é a história biográfica, na forma de filme de animação, de Marjane Satrapi, conhecida por ter sido a primeira iraniana a escrever banda desenhada. É pelos olhos da corajosa e sonhadora menina de 9 anos que se observa a esperança do povo que, pouco a pouco, vai sendo destruída com os fundamentalistas, que obrigam as mulheres a usar véu.
Preocupados com a ousadia de Marjane, que, apesar das proibições, descobre a cultura punk, os Abba ou os Iron Maiden, os pais tomam a decisão de a enviar para uma escola na Áustria. De início, é confundida com o fundamentalismo religioso, precisamente do que fugiu, mas, com o tempo, acaba por ser aceite. Mais tarde, regressa ao Irão mas, aos 24 anos, percebe que não pode continuar no seu país, pelo que vai viver para França, com uma atitude optimista face ao futuro.
Este é um filme comovente, trágico e que deixa o espectador a pensar em como, apesar de tudo, há pessoas que continuam a lutar, o que é essencial.
Inês Moreira
Seja o primeiro a comentar
Enviar um comentário