domingo, 25 de abril de 2010

Feios, Porcos e Maus, de Ettore Scola

27 Abril 2010, 21h - FEUP B003


Título Original:
Brutti, sporchi e cattivi
Itália, 1976, 115’
Argumento:
Sergio Citti, Ruggero
Maccari, Ettore Scola
Interpretação:
Nino Manfredi, Maria
Luisa Santella, Francesco Anniballi,
Maria Bosco, Giselda Castrini

“Brutti sporchi e cattivi”, 1976, acorda-nos estremunhados na rotina de uma família italiana. O pai, Giacinto, ganha uma pensão por invalidez e vive no medo de que lhe roubem o dinheiro. Angústia, aliás, justificada pelas atitudes de todos os seus familiares, que habitam consigo num bairro degradado nos subúrbios de Roma. A sordidez e a mesquinhice desta familia são apenas igualadas pelo horror que nos provocam a sua promiscuidade e violência, constantes ao longo de todo o filme. De cena em cena, vamos mergulhando na náusea quotidiana das personagens, verdadeiros anti heróis cuja vivência carece de qualquer tipo de valor moral ou afectivo.

“É compreensiva. Basta que lhe bate”. Um dos grandes trunfos do autor é o humor sarcástico com que presenteia o espectador ao longo de todo filme. Repare-se, a titulo de exemplo, no quadro por cima da cama do casal, que apregoa Amor e Fidelidade, ou no neto que passeia um barco de papel numa pia baptismal. De notar, também, a presença de Maria Libera, símbolo singular, se não de algum valor propriamente dito, pelo menos de algum comedimento e cuidado. Dela não se conhecem sonhos ou ambições, nem se desdobra em atitudes desonrosas, como a restante família. Pareceria que o realizador a colocara aqui para dar algum alento ao espectador, perdido em tamanha escuridão. Mero engano: acaba sendo ela a desferir o golpe fatal, num dos finais mais perturbadores que já vi no grande ecrã.

Ettore Scola (1931), um dos grandes realizadores italianos, que teve a sorte – o azar? – de nascer contemporâneo de outros mestres do cinema, esses já bastante mais conhecidos por todos.

Sara Riobom

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário