terça-feira, 20 de abril de 2010

O Quarto do Filho, de Nanni Moretti

20 Abril 2010, 21h - FEUP B003

Título Original: La Stanza del Figlio
Itália, 2001, 99’
Argumento: Nanni Moretti
Interpretação: Nanni Moretti, Laura Morante, Jasmine Trinca, Giuseppe Sanfelice

Nanni Moretti, cujas comédias altamente pessoais e sem qualquer tipo de equivalente lhe valeram-lhe a alcunha de Woody Allen europeu, decide experimentar-se no drama e realiza esta que é uma das suas maiores obras, O Quarto do Filho.

Neste filme vemos o drama de uma família igual a tantas outras, afectada por um desastre quando, inesperadamente, um dos filhos sofre um acidente, desaparecendo das suas vidas e deixando um espaço vazio em cada um deles.

Giovanni (Moretti, que protagoniza, escreve e realiza o filme), psicanalista de profissão, vê-se forçado a deixar de cuidar dos problemas de outros, deixando o seu emprego de forma a cuidar dos problemas da sua família, cuja tragédia vai separando de dia para dia.

O regresso à normalidade é duro, quando até o menor detalhe traz à memória recordações fatais, causando sentimentos de sofrimento, culpa, o desejo impossível de voltar ao passado e não repetir os mesmos erros. Moretti narra-nos todos os pormenores através de metáforas que fazem deste filme uma obra sentimental sem nunca cair na costumeira lenga-lenga dos dramas comerciais.

Vencedor do mais conceituado prémio de cinema de autor, Palma d’Ouro de Cannes em 2001, este filme marca qualquer espectador pela maneira especial com que nos toca, deixando bem assente a marca pessoal de Nanni Moretti, fazendo desta uma boa obra para explorar um dos mais recentes mestres do cinema europeu.

André Duarte

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário