O Grande Lebowski, de Joel Coen e Ethan Coen
20 Outubro 2009, 21h - FEUP B003
Título Original: The Big Lebowski
EUA, 1998, 117’, M/12
Argumento: Ethan Coen e Joel Coen
Interpretação: Jeff Bridges, John Goodman, Julianne Moore, Steve Buscemi ...
"The Big Lebowski", essa obra genial dos irmãos Coen, é uma comédia que, de tão aleatória, deveria vir acompanhada do mesmo aviso que Mark Twain deu àsua obra "Huckleberry Finn": "Quem tentar encontrar um enredo aqui, deve ser abatido".
Jeff "The Dude" Lebowski, o protagonista, é-nos narrado como "o maior preguiçoso de Los Angeles", sem emprego vivendo apenas para jogar bowling, desejando uma vida sem qualquer interrupção na sua heróica sedentariedade quando nisto é confundido com um milionário chamado Big Lebowski, com consequências trágicas na sua vida mais que perfeita.
The Dude (Jeff Bridges) é "ajudado" por Walter Sobchak (John Goodman), veterano de guerra, que em qualquer situação, por mais vulgar que seja, a compara aos traumáticos momentos que viveu no Vietname, e Donny (Steve Buscemi), cuja inteligência não é ponto forte e cuja personalidade impede de, durante todo o filme, proferir qualquer frase até ao fim, sendo que os três vão tentar resolver a confusão entre os Lebowski, numa série de eventos quase irreais, mas que apesar de tudo, quase todos baseados em eventos reais e experiências dos realizadores.
Em espírito, o filme assemelha-se a "Raising Arizona", dos mesmos realizadores, no elenco de personagens peculiares cujos brilhantes diálogos fazem de “Big Lebowski” o filme mais "quotable" (em português, próprio para ser citado) de sempre, com o impressionante número de 147 excertos na secção de citações memoráveis do site IMDB.
O Grande Lebowski é, mais uma vez, um filme para ver, enxaguar as lágrimas causadas pelo riso incontrolável, rever e repetir a operação.
Seja o primeiro a comentar
Enviar um comentário